Samba de Gafieira

Gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por instrumentos de cordas como cavaquinho e vários tipos de violão, variados instrumentos de percussão e por influência das orquestras americanas, a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos de sopro como trombones,trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta.

O Samba de Gafieira quanto dança é representado pelo dito “malandro”, que sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem que queira puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos.

É um ritmo que teve muita influência do maxixe e do tango, por isso a semelhança nos movimentos de sacadas de pernas e ganchos de variás formas.

O samba de Gafieira foi desenvolvido primeiramente no Rio de Janeiro e atualmente é popular em todo o Brasil e está a cada dia com essa globalização se espalhando pelo mundo inteiro com pólos na de dança na Europa, Oceânia e América do Norte.

Event Timeslots (6)

Segunda
-
Daniel Costa
Básico II

Segunda
-
Daniel Costa
Intermediária

Terça
-
Daniel Costa
Início 16/04

Quarta
-
Anderson Carioca
Início 17/04

Quinta
-
Daniel Costa
Básico II

Sábado
-
Daniel Costa
Básico II